8 bebidas a provar na Madeira

1. Vinho Madeira



É um vinho fortificado, com elevado teor alcoólico, produzido nas encostas e adegas da Região Demarcada da Ilha da Madeira, sob condições excepcionais. Pode ser encontrado nas seguintes categorias: Corrente, Madeira sem adjectivação, Reserva, Old ou cinco anos, Reserva Velha, Very Old ou dez anos, quinze anos, vinte anos, trinta anos e quarenta anos, para além de outros com indicação da data de colheita.


2. Poncha



Uma das bebidas mais famosas na Madeira. Ir à Madeira e não beber poncha, é como ir a Roma e não ver o Papa. É a bebida mais tradicional e emblemática da Madeira, feita de aguardente de cana-de-açúcar, açúcar, sumo de limão e laranja.
Pode ver como é feita clicando neste link: Poncha

3. Nikita


Numa perfeita conjugação de gelado, açúcar, rodelas de ananás, e uma bebida alcoólica, como o vinho branco e/ou a cerveja branca. Da mistura feita com recurso ao Mechelote surge uma cremosa bebida: a Nikita
Pode ver a nossa receita clicando neste link: Nikita



4. Pé de Cabra


O Pé de Cabra é uma bebida alcoólica tradicional da Madeira, preparada à base de vinho seco (ou Vinho Madeira seco), cerveja preta, açúcar, chocolate em pó e casquinha do limão.
Esta bebida é originária das zonas altas de Câmara de Lobos e assim como as outras bebidas emblemáticas Madeirenses, é preparada com o auxílio do mechelote.
Pode ver a nossa receita clicando neste link: Pé de Cabra


5. Sidra



A produção de sidra é feita num ambiente doméstico, sobretudo nas freguesias do Santo da Serra, São Roque do Faial e Prazeres e resulta de uma fermentação alcoólica de sumo de maçã. Pode ser  servida de 2 maneiras, a frio e a quente. A fria resulta apenas da fermentação do sumo de maçã e a quente tem o seu sabor e aroma modificados pelo calor. 
Pode ler mais informação clicando neste link: Sidra


6. Coral 


CORAL é uma marca de cerveja madeirense produzida pela Empresa de Cervejas da Madeira. É uma cerveja do tipo “lager”, fabricada a partir de maltes e lúpulos de origem checa, fermentada e amadurecida a baixas temperaturas.


7.  Licores
Na altura do Natal, principalmente, são inúmeros os sabores de licor que pode provar! Existem vários sabores como a tangerina, tim tam tum, anis, cerveja, maracujá, pitanga, mel de Cana, ginja, banana, etc, todos são bem saborosos e bem tradicionais.

Receita licor de tangerina
Receita licor de maracujá
Receita tim tam tum


8. Brisa, Brisol e Laranjada



A laranjada e a brisa são refrigerantes gasificados, produzidas pela Empresa de Cervejas da Madeira.
A laranjada, refrigerante com sabor a laranja, foi lançada em 1872 e foi a primeira bebida do género a ser produzida em Portugal. 
Em 1970 foi criada a Brisa Maracujá, sendo o primeiro refrigerante no mundo à base de sumo de maracujá puro. É fabricado a partir de sumo de maracujá roxo e água levemente carbonatada.

A empresa de Cervejas da Madeira decidiu produzir também estes sabores sem gás, tendo para isso criado a marca Brisol.

Sem comentários:

Enviar um comentário