Portão dos Varadouros

O Portão dos Varadouros localiza-se no centro da cidade do Funchal. Trata-se de uma reconstituição da antiga porta da cidade, outrora existente no largo dos Varadouros, parte integrante da muralha defensiva da cidade, e que dava acesso ao varadouro de embarcações na antiga praia de Calhau, onde está hoje a Avenida do Mar.

Fonte

O portão foi erguido em 1689, por iniciativa do governador D. Lourenço de Almeida, que mandou construir muralhas à volta da cidade, apenas com cinco portas de entrada, funcionando as ribeiras como fosso.

Perdida a função defensiva e devido às obras de adaptação da cidade ao automóvel, o portão foi demolido no ano de 1911, juntamente com extensos troços das antigas muralhas.

No ano de 2004 e no âmbito da recuperação de património histórico, promovido pelas comemorações dos 500 anos da cidade do Funchal, o Portão foi reposto no mesmo local por iniciativa da Câmara Municipal. Foi encimado pelas peças originais: coroa, armas reais e lápide, que se encontravam no Museu Quinta das Cruzes.

Fonte


Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário