Paúl da Serra

O Paúl da Serra é o maior e mais extenso planalto da ilha da Madeira com cerca de 24 km², com uma altitude média de aproximadamente 1500 metros. A paisagem do Paúl é muito apreciada pois contrasta com a restante paisagem da ilha, com os suas montanhas e vales.


Fonte
É muito frequente formarem-se charcos temporários no Paúl da Serra, durante as chuvadas intensas de Inverno e Primavera. Esses charcos podem atingir extensões consideráveis e são habitats únicos e valiosos que se encontram sob protecção. (O Paul da Serra está classificado como Zona de Proteção Especial (ZPE), ao abrigo da Directiva Aves e como Zona Especial de Conservação (ZEC), integrado na Rede Natura 2000.)

Fonte 
Aqui, pode iniciar várias levadas e caminhadas que o ligarão a diferentes pontos da ilha através da floresta laurissilva, como o Rabaçal, Risco, 25 Fontes, Pico Ruivo, Ribeira do Alecrim, Lombo do Mouro e a Bica da Cana.

Por ser uma zona plana, torna-se favorável à instalação de parques eólicos, existindo actualmente vários em funcionamento. Praticamente toda a energia eólica produzida na ilha, provém desta zona.



Sem comentários:

Publicar um comentário