CNN diz que a gastronomia portuguesa é o segredo mais bem escondido da Europa!

E mostramos aqui quais são as razões!

1. O peixe mais delicioso e fresco. Salientam os restautantes Sao Roque em Lagos, Restinga em Alvor, Furnas na Ericeira, Azenhas do Mar ou Restaurante da Adraga em Sintra, Ribamar em Sesimbra e Doca do Cavacas na Madeira como alguns dos melhores para comer peixe fresco.


2. O melhor azeite do Alentejo, Beira Interior e Trás-os-Montes. O site destaca o azeite orgânico Olmais que ganhou a medalha de ouro no World's Best Olive Oils awards em Nova Iorque.


3. O cozido à portuguesa como um prato que une todo o país! A CNN fala dos vários tipos de cozido: o do Algarve, com grão e hortelã; o do Alentejo, com borrego; o da Madeira, com batata doce; ou o das Furnas, cozido debaixo do chão.


4. Os novos chefs gourmet de Lisboa. Elogiam Henrique Sá Pessoa, José Avillez e  João Rodrigues, na Feitoria.

5. O Bacalhau é Rei com mais de 365 receitas. É a alma da gastronomia portuguesa!


6. Queijo! Para a CNN, é um mistério como o nosso queijo não é mais conhecido internacionalmente. Ficaram rendidos ao Queijo da Serra, Queijo Amarelo da Beira Baixa, Queijo da Ilha de São Jorge e Terrincho de Trás-os-Montes.


7. Tripas à moda do Porto e ainda menciona as francesinhas.



8. Os pratos de arroz. Arroz de marisco,  arroz de pato, arroz de cabidela, arroz doce são alguns dos preferidos!

9. O presunto. Salientam ainda que o presunto de porto preto do Alentejo é tão bom ou melhor que o italiano e espanhol!


10. Os pratos típicos regionais.  A CNN destaca a sopa de cação do Porto Santana, em Alcácer do Sal; as lulas do Correia, em Vila do Bispo; o ensopado de enguias, do Telheiro, em Aveiro; ou a perdiz do Solar Bragançano, em Bragança.

11. Vinho! Citanto a CNN: "Para um país pequeno, Portugal tem uma variedade muito grande de vinhos fantásticos!"


12. A abertura ao mundo. Como Portugal recebeu influências da Índia, Angola, Moçambique e Cabo Verde e levou tempura para o Japão ou o caril vindaalo para Goa.


13. Leitão da Bairrada e salientam Pedro e da Meta dos Leitões, na Mealhada, ou da Casa Vidal, em Aguada de Cima.

14. A fruta mais fresca! As bananas da Madeira, o ananás dos Açores, as cerejas da Serra da Gardunha, as laranjas e os figos do Algarve, os melões do Tejo, as ameixas de Elvas e as maçãs Bravo Esmolfe são algumas das citadas pela CNN.


15. As deliciosas sardinhas, frescas e em lata. 

16. Os pratos "estranhos". Aqui mencionam a lampreia, percebes, línguas de bacalhau,  morcela doce e pudim Abade de Priscos como alguns dos pratos mais estranhos, mas deliciosos!

17. Os mercados cheios de frescos e com muita cor!


18. Os rivais do pastéis de nata. Aqui a CNN salientou que Portugal não se fica só pelos deliciosos pastéis de nata e que o bolo de mel da Madeira, o bolo de figo, amêndoa e alfarroba do Algarve, os pastéis de Tentúgal, o toucinho do céu ou as barrigas de freira, são igualmente deliciosos e merecem o destaque!


19. Pregos vs Bifanas. 

20. O cabrito e outros animais. A carne em Portugal não sei limita ao porco e leitão. Salientam o cabrito, a chanfana de Coimbra, a carne Barrosã ou a vaca maronesa e também mencionam javali, veado e lebre.

Veja o artigo completo clicando no link: CNN

Sem comentários:

Enviar um comentário