Património Mundial em Portugal

Um sítio Património Mundial da UNESCO é um local de importância mundial para a preservação dos patrimónios históricos e naturais de diversos países. Portugal tem 15 sítios inscritos na lista, 14 culturais e um natural, de acordo com os critérios de selecção. Três estão localizados nos arquipélagos dos Açores e Madeira, e um outro partilhado com Espanha. Veja quais são!


Região Vinhateira do Alto Douro
O vinho tem sido produzido pelos donos da terras no Douro há mais de 2,000 anos. 




Zona Central da cidade de Angra do Heroísmo nos Açores
Era um porto obrigatório desde o séc. XV até ao surgimento do barco a vapor no séc. XIX. As fortificações São Sebastião e São João Baptista, com 400 anos, são exemplos únicos de arquitectura militar.



Convento de Cristo em Tomar
Foi desenhado originalmente para ser um monumento para simbolizar a Reconquista, o Convento dos Cavaleiros Templários de Tomar (transferido em 1344 para os Cavaleiros da Ordem de Cristo).





Paisagem Cultural de Sintra
No séc. XIX, Sintra tornou-se o primeiro centro da Arquitectura Romântica Europeia. 




Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações
O sitio, extensivamente fortificado entre o séc. XVII e o séc. XIX, e representa o maior sistema de fortificações abaluartadas do mundo. As suas fortificações datam da época da restauração da independência de Portugal em 1640. 




Centro Histórico de Évora
Esta cidade-museu, cujas raízes vão até aos tempos do Império Romano, alcançou a sua época dourada durante o séc. XV, quando se tornou a residência dos Reis de Portugal. 



Centro Histórico de Guimarães
Excepcionalmente bem preservada e um belo exemplo da evolução de uma colónia medieval para uma cidade moderna.




Centro Histórico do Porto
A cidade do Porto, construída sobre as colinas com vista para o rio Douro, é uma ilustre paisagem urbana com mais de 2,000 anos de história.



Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico
Trabalhada pelo homem, esta paisagem de extraordinária beleza é o melhor vestígio subsistente de uma prática agrícola muito comum noutros tempos.



Laurissilva da Madeira
É a maior área de floresta laurissilva sobrevivente e acredita-se que 90% seja floresta primária. Contém um conjunto exclusivo de plantas e animais, incluindo muitas espécies endémicas.





Mosteiro de Alcobaça
O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, a norte de Lisboa, foi fundado no séc. XII pelo Rei Afonso I.



Mosteiro da Batalha
O Mosteiro dos Dominicanos da Batalha, foi construído para comemorar a vitória portuguesa sobre Castela na batalha de Aljubarrota em 1385.



Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém em Lisboa
O Mosteiro dos Jerónimos, começou a ser construído em 1502. A vizinha Torre de Belém, construída para comemorar a expedição de Vasco da Gama, é um lembrança das grandes descobertas marítimas que lançaram as bases do mundo moderno.



Sítios de Arte Rupestre do Vale do Côa
Os dois sítios pré-históricos de arte rupestre no Vale do Côa (Portugal) e Siega Verde (Espanha) estão localizados nas margens dos rios Águeda e Côa, afluentes do rio Douro, documentam a ocupação humana contínua a partir do final do Paleolítico. São o mais notável conjunto ao ar livre de arte paleolítica da Península Ibérica.



Universidade de Coimbra - Alta e Sofia
Situada numa colina com vista para a cidade, a Universidade de Coimbra e as suas Faculdades, crescerem e evoluíram durante mais de sete séculos dentro da cidade velha. 





Fonte: https://pt.wikipedia.org

Sem comentários:

Publicar um comentário