As Casas de Santana

Uma das maiores imagens de marca da nossa região, as casas de Santana vão sendo divulgadas em inúmeros cartazes turísticos promocionais em todo o mundo dada a sua arquitectura tão característica. Calcula-se que as casas de colmo sejam vestígios das construções primitivas, feitas de madeira e colmo.

Os materiais utilizados na sua construção utilizados levam a crer que eram casas de pessoas com poucas posses, aproveitando-se o cultivo de cereais para o aproveitamento da palha (colmo) para a cobertura das habitações. Em tempos, este tipo de construção era o mais usual em toda a ilha. Apesar de a cobertura ser feita apenas com materiais naturais, a sua acentuada inclinação faz com que as águas das chuvas escorram e não se infiltrem, garantindo assim, a sua impermeabilidade.



Casa típica com cozinha:

 Casa típica com loja:

 Casa Redonda, estilo típico de São Jorge:

 



As casas de colmo de Santana são consideradas a imagem de marca da Madeira, nesse sentido, com o objectivo da preservação, nos terrenos públicos têm sido efetuadas plantações de trigo e de centeio, de forma a produzir a matéria-prima (o colmo) necessária à colmatação das casas. Esse colmo é utilizado para a cobertura das casas de colmo públicas e algumas privadas, quando solicitada a colaboração por parte dos proprietários.




Raramente se procede a uma mudança integral da cobertura não só por ser mais dispendiosa, mas também porque se as mudanças parciais forem eficientemente efetuadas, a camada de colmo interior não se deteriorará.

Sem comentários:

Enviar um comentário