Tradições do Carnaval Madeirense

O Carnaval da Madeira é recheado de festa e alegria. Hoje trazemos 5 tradições de carnaval que não vai querer perder! A maior parte acontece no Funchal, mas nas restantes freguesias da ilha também encontra divertidos desfiles.

Festa dos ‘COMPADRES’ em Santana (Sábado e Domingo, 30-31 Janeiro)




Esta festa marca o início das festividades de Carnaval da Madeira. e é um dos eventos mais emblemáticos de Santana. É uma forma divertida de crítica social em que há um julgamento publico, bastante caricato de compadres e comadres.

Carnaval das Crianças (Sexta – feira, 5 Fevereiro)


Pais, professores e crianças trabalham em conjunto no sentido de fazer trajes para vestir na festa de Carnaval da escola. Em seguida, reúnem-se numa das principais avenidas da cidade, a Avenida Arriaga. Entre super-heróis, princesas e piratas, há trajes bem criativos e outros feitos com material reciclado.

Noite do Grande Cortejo (Sábado, 6 Fevereiro)

Foto: Miguel Moniz - Report


Uma das grandes noites da Madeira que atrai milhares de pessoas ao centro do Funchal. Diferentes grupos percorrem a Avenida do Mar, com passos coreografados cujos ensaios começam meses antes. A música, a coreografia e a animação evocam o espírito do carnaval do Brasil. 


O cortejo dura normalmente cerca de 1,5 h, por isso, para conforto extra, poderá reservar um assento com antecedência, no posto de turismo mais próximo.


Cortejo do Trapalhão (Terça-feira, 9 de fevereiro)




Este desfile tradicional decorria espontaneamente ao longo da Rua da Carreira, mas à medida que foi crescendo, houve necessidade de mais espaço, tendo hoje lugar na Avenida do Mar. 


Qualquer pessoa pode participar do desfile, individualmente ou em grupo, terá apenas que se inscrever, vestir-se e usar o seu humor e alma carnavalesca. Muitas pessoas usam este desfile como uma oportunidade para a sátira política e social.


Provar os sonhos e malassadas regadas com mel de cana




Na maioria das padarias e cafés pode encontrar as iguarias carnavalescas da Madeira. Sonhos e Malassadas têm presença obrigatória nesta altura e regadas com mel de cana fazem as delícias de miúdos e graúdos!


Fonte: blog.madeira.best

Sem comentários:

Enviar um comentário