10 paisagens de Portugal saídas de um conto de fadas

Portugal é um país rico em paisagens únicas! Seleccionamos algumas que poderiam muito bem ter saído de um conto de fadas. Concorda?

10 - Floresta Laurissilva Madeira
A Floresta Laurissilva, está circunscrita principalmente pela costa norte da ilha, no Parque Natural da Madeira e estende-se ao longo de 15 000 hectares, ocupando mais de 20% da sua superfície. O nome Laurissilva resulta da conjunção de Laurus (loureiro em latim) e Silva (floresta em latim). As árvores centenárias, juntamente com a flora e fauna existentes criam uma grande biodiversidade com espécies exclusivas.





9 - Falésias do Algarve

A zona da orla costeira algarvia é constituída por imponentes falésias e vários algares (abismo natural formado pela acção das águas), por debaixo dos quais existem complexas redes de galerias subterrâneas.

Em frente a muitas destas arribas, erguem-se de dentro do mar grupos de rochas - os leixões – onde vivem gaivotas e outras aves marinhas como o falcão peregrino e o francelho, espécies residentes nesta zona.

Praia de Dona Ana


Praia da Falésia

8 - Costa Vicentina

Designada por Costa Vicentina, a faixa de litoral entre Odeceixe e Burgau é um Algarve diferente, onde a natureza preservada tem um carácter forte e selvagem, que se traduz em paisagens de uma imponência deslumbrante. Esta área faz parte do Parque Natural que começa mais a norte no sudoeste alentejano e que constitui a maior extensão de costa portuguesa sujeita a proteção.

Praia de Odeceixe




7 - Alentejo

As planícies a perder de vista começam a desenrolar-se junto ao Tejo. Se ao norte o ritmo é marcado pelo verde da campina, mais para sul a paisagem combina com sol, calor e um ritmo compassado.

Foto: tourisminnovationlab.com


Foto: tourisminnovationlab.com

6 - Arquipélago das Berlengas

O arquipélago das Berlengas é um arquipélago composto por 3 ilhas graníticas, situado a 5,7 milhas a oeste do cabo Carvoeiro. Esta foi a primeira área protegida do país quando, em 1465, o rei Afonso V de Portugal proibiu a prática de caça na ilha principal das Berlengas (Berlenga Grande). A Reserva Natural das Berlengas é considerada Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO desde 30 de Junho de 2011.

Foto: www.berlengas.eu

Foto: oceanferrelsurfcamp.com

5 - Parque Natural da Serra da Estrela

A Serra da Estrela, a maior cadeia montanhosa de Portugal Continental, tem o seu ponto mais alto na Torre, situada a 1993 m de altitude. O seu Parque Natural, marcado por maciços rochosos de granito e xistos onde se podem encontrar vestígios de antigos glaciares.




4 - Lagoa das 7 cidades

Este é o maior lago de água doce dos Açores, situado nas crateras vulcânicas que formam a Ilha, sendo constituído por duas lagoas (a Lagoa Verde e a Lagoa Azul) que aqui promovem um cenário de beleza extrema e indescritível, e uma das imagens simbólicas de todo o Arquipélago, classificada como Paisagem Protegida da Rede Natura 2000. 





3 - Sintra

Sintra, o Monte da Lua, é um daqueles lugares cheios de magia e mistério onde a natureza e o Homem se conjugaram numa simbiose tão perfeita, que a UNESCO o classificou como Património da Humanidade.




2 - Douro Vinhateiro

O Douro Vinhateiro, ou Região Demarcada do Douro é uma região demarcada em Portugal para a produção vinícola instituída. Parte da região foi classificada como Património Mundial da UNESCO em Dezembro de 2001, sob o nome de Região Vinhateira do Alto Douro




1 - Parque Nacional da Peneda-Gerês


O Parque Nacional da Peneda-Gerês ou conjunto serrano da Peneda-Gerês" [1] , situa-se no extremo nordeste do Minho, estendendo-se até Trás-os-Montes. É considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera.



Sem comentários:

Enviar um comentário