Ponta do Sol

A Ponta do Sol é um município da Região Autónoma da Madeira, subdividido em três freguesias: Canhas, Madalena do Mar e Ponta do Sol..

(…) Ponta do Sol se chama assi por ter uma ponta ao Occidente da villa que tem o parecer… aonde também dá o sol primeiro que na villa quando nace
 
— Gaspar Frutuoso, Saudades da Terra (respeitando-se a grafia original do autor).

Segundo Gaspar Frutuoso, o seu nome surgiu quando João Gonçalves Zarco, em viagem de reconhecimento da costa da Madeira, atingiu uma ponta que entrava no mar e sobre a qual se avistava uma rocha que, de tão polida pela rebentação das ondas, parecia iluminada pelo reflexo dos raios solares, daí a designação de Ponta do Sol.
Fonte

O povoamento da Ponta do Sol ocorre por volta de 1425, pouco tempo depois da descoberta da ilha, por colonos portugueses oriundos do Minho, das Beiras e do Algarve. Por ter um solo fértil, foi um dos mais activos centros de produção da cana-de-açúcar.
Este concelho tem vindo a ter um grande desenvolvimento cultural, económico e social, sendo uma localidade muito procurada pelo clima e pela sua beleza natural.

Fonte
Fonte



Sem comentários:

Enviar um comentário