Physalis

Na Madeira, o physalis é conhecido como tomate lagartixa e na costa norte é designado por tomate barrela. O Physalis é uma pequena baga redonda, cheia de pequenas sementes fruto de uma planta herbácea, da família do tomate. Conhecido pelas suas vantagens medicinais nomeadamente no tratamento da diabetes, é rica em vitaminas A e C, fósforo e ferro. 
Fonte

Originário da América central e do sul, encontra-se um pouco por toda a ilha até aos 500 metros de altitude. Prefere zonas soalheiras e é resistente a pragas e doenças.
Antigamente, era habitual na Madeira, usar-se a baga quando estava verde, esmagando-a e misturando com outras ervas para "corar" (tornar as roupas mais brancas) os lençóis e outra roupa branca, bem como na fiação do linho. Actualmente é muito utilizado em doces/ compotas e como objecto decorativo em bolos.
Fonte
Propriedades:
Combate o reumatismo, as doenças de pele, de bexiga, de fígado e de rins, e diabetes.
É muito utilizada para combater as dores de garganta e reduzir as taxas de colesterol.
Fortalece o sistema imunitário e purifica o sangue

4 comentários:

  1. sou madeirense e sempre a conheci por physalis....

    ResponderEliminar
  2. O Physalis é excelente como fruto, desconhecido de minha parte como um bom fruto contra o diabéte

    ResponderEliminar
  3. Na minha zona, Ponta do Sol, particularmente, é conhecido por tomate de lagartixa :) e gosto imensoooo deste fruto que desconhecia do seu valor nutricional surpreendente, vou passar a consumir mais :))

    ResponderEliminar
  4. Adoro esse fruto eu tenho

    ResponderEliminar