Fortaleza de São João Baptista do Pico

A Fortaleza de São João Baptista do Pico, popularmente referida apenas como Fortaleza do Pico, localiza-se no chamado Pico dos Frias, na freguesia de São Pedro, concelho do Funchal.

Esta fortaleza foi erguida no contexto da Dinastia Filipina, em posição dominante sobre o Picos dos Frias. Fazia parte do sistema defensivo da cidade do Funchal contra os ataques de corsários e piratas, frequentes nesta região do oceano Atlântico. Do alto de seus muros, os visitantes podem desfrutar de um dos melhores panoramas da cidade e porto do Funchal.

Fonte

O recinto da fortaleza, em forma de cidadela a uma altitude de 111 metros acima do nível do mar, ocupa uma área de 2.750 metros quadrados.
Inicialmente designada por Fortaleza de São João, viu o seu nome mudar para, São Filipe e São Miguel para mais tarde recuperar o seu nome de origem.

"Interior da Fortaleza do Pico Funchal Madeira - 076 - Feb 2008" por Guillom - Fonte

Fonte


Em meados do século XX foi entregue à Marinha para ali instalar o Centro de Comunicações da Armada. Devido ao elevado número de antenas ali colocadas a população passou a designá-la, também, por "Pico Rádio".

Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário