Fábrica de Manteiga da Fajã da Ovelha

Sabia que na Fajã da Ovelha já funcionou uma fábrica de manteiga e massas? 
Foi construída no século XX, em 1910 por Augusto César de Gouveia e seu filho Pedro de Gouveia. Foi o primeiro edifício na freguesia da Fajã da Ovelha a dispor de electricidade que era produzida através da água da ribeira que fazia mover os geradores. No primeiro andar era produzida a manteiga e no segundo, a massa.
Fonte
A manteiga produzida era na sua maioria vendida para o Continente e para o Funchal e até exportada para as colónias portuguesas, mas eram muitas as pessoas locais que se deslocavam à fábrica para obter manteiga. 
Actualmente é património do Estado.
Fonte

4 comentários:

  1. No fim do seu artigo diz que a fábrica de manteiga é patrimonio do estado. Isto não me parece correto. Na lista do patrimonio do estado do concelho da Calheta não aparece. Eu sei que é propriedade dum trust americano, Actualmente, e para venda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peter, que fundo/trust norte-americano é esse? Sabe? É uma pena este património não ser aproveitado. Consigo imaginar vários fins para ele.

      Eliminar
  2. Pelos vistos, sempre foi "aproveitado": https://casa.sapo.pt/comprar-solar-t5-calheta-(madeira)-estreito-da-calheta-com-jardim-tem-estacionamento-interior,varandas,vista-para-campo,vista-para-montanha,estacionamento-84214a01-ec6d-11ea-aa9e-060000000057.html

    Esta já era. Ficaram as fotos, e a memória das pessoas.

    ResponderEliminar
  3. Venho corrigir o meu comentário anterior, pois a propriedade que está à venda não é esta fábrica, mas sim a do Estreito da Calheta, de volumetria e implantação no terreno bastante semelhantes, mas com uma arquitetura original bem menos interessante que esta. Embora a remoção do reboco e outros elementos decorativos tenha descaracterizado bastante o imóvel original, o resultado não foi negativo no conjunto. Claro que, no caso desta, se fosse aplicada a mesma solução, um belo edifício de arquitetura historicista seria transformado num vulgar palheiro, posto que gigante. Sendo para um "restauro" desse tipo, mais vale que continue a cair em ruínas.

    ResponderEliminar