Ribeira Brava

A Ribeira Brava tem 65,40 km² de área e 13 375 habitantes (2011) e está subdividida em 4 freguesias: Ribeira Brava, Campanário, Serra de Água e Tabua, sendo esta última a freguesia mais pequena.


Fonte
"(…) e pozeram muitos dias no caminho até chegarem dahi a três léguas a uma furiosa ribeira, na praya da qual estava aguardando o capitam, que em terra desembarcara, e tinha ahi traçado huma povoação, a que deu nome Ribeira Brava, pela que corria neste logar (…)” - Gaspar Frutuoso, Saudades da Terra (respeitando-se a grafia original do autor)
A origem do nome deve-se à sua ribeira (a Ribeira Brava), que em épocas de chuvas apresentava um caudal muito forte, chegando a causar estragos ao longo dos oito quilómetros do percurso. O concelho foi criado a 6 de maio de 1914, por desmembramento dos concelhos da Ponta do Sol e Câmara de Lobos.

Serra de Água: Fonte
Tabua: Fonte
Ribeira Brava à noite: Fonte
Situado a apenas quinze quilómetros do Funchal, no concelho da Ribeira Brava pode visitar a Igreja Matriz, o Forte de São Bento, o Museu Etnográfico da Madeira, o Farol, o mercado municipal e um pequeno núcleo museológico, dedicado a arte sacra, onde se encontra o tesouro da Matriz.


Sem comentários:

Enviar um comentário