Teleférico Funchal-Monte

O Teleférico Funchal-Monte faz a ligação da zona velha da cidade do Funchal ao Monte. A viagem dura cerca de 15 minutos e proporciona uma vista panorâmica da cidade ao longo do percurso.A sua construção teve início em Setembro de 1999 e foi inaugurado em Novembro de 2000. teve como objectivo recuperar o papel turístico do Comboio do Monte, existente de 1887 a 1943.

O cabo tem 3178 m de comprimento e 43 mm de espessura, e está assente em 11 torres metálicas cónicas que mantêm uma distância de 5,5 m entre os dois ramos do cabo, algumas implementadas em plena malha urbana.
A estação de base situa-se no jardim Almirante Reis, na zona histórica do Funchal, estando o topo, no Monte, a meio caminho entre o Largo das Babosas e os Jardins do Monte. Neste local tem correspondência pedonal com o terminal topo do Teleférico do Jardim Botânico.
 
À medida que for subindo, o ambiente evoluirá numa viagem com a cidade e o mar em pano de fundo. O percurso termina no Monte, localidade com uma paisagem e envolvência românticas, onde pode visitar:

- Jardim Tropical Monte Palace/Museu de Pedras Semipreciosas
- Igreja da Nossa Senhora do Monte
- Fontenário de Nossa Senhora do Monte
- Parque Municipal do Monte

No Monte encontrará os tradicionais "carrinhos de cesto" do Monte, que desde há mais de um século deslizam de regresso ao Funchal - uma excelente opção para regressar ao Funchal!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário