Levadas

A origem das levadas deveu-se à necessidade de trazer grandes quantidades de água das vertentes orientadas a norte, para o lado sul da ilha, de mais fácil habitação e onde se situaram desde sempre a maioria das plantações. 

As levadas começaram a ser construídas no século XVI, e as mais recentes datam da década de 1940, fornecendo água para centrais hidroeléctricas e também para fins de irrigação.


Estes canais têm, na Madeira, uma extensão superior a 2000 km e são susceptíveis de ser percorridos a pé, sendo uma forma muito procurada de visitar locais da ilha, de grande beleza paisagística.
Atualmente existem 28 percursos pedestres localizados na ilha da Madeira e 2 na ilha do Porto Santo.


É importante ter em conta algumas regras de segurança:
Nunca vá sozinho. Informe alguém sobre o trilho que vai fazer e a sua duração.
Planeie a caminhada de forma a acabá-la antes de anoitecer.
Use calçado apropriado e protetor solar.
Leve comida e água de reserva.
Escolha o percurso de acordo com a sua preparação física e experiência. Todos os percursos recomendados têm a indicação do nível de dificuldade e distância.

Foi criada uma aplicação para smartphones que serve de guia para todos os caminhantes que se quiserem aventurar nestes trilhos. Fornece mapas e percursos em GPS  e contém uma funcionalidade de segurança com envio de SMS com a sua localização (coordenadas GPS) ou contato direto com os números de emergência (112 ou Proteção Civil). Pode saber mais clicando aqui ou aqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário