Pão caseiro com batata doce

A gastronomia da Madeira é, simplesmente, maravilhosa, com os seus pratos típicos e a sua doçaria tradicional. Madeirense de gema, adora pão e aqui há algumas variedades diferentes. Hoje trazemos uma receita de pão de casa. Veja o vídeo e depois leia a receita.


Ingredientes
5 kg de farinha de trigo
1 kg de batata doce
50 grs. de fermento de padeiro
Sal q.b.
Água q.b.



Preparação
Cozer a batata e passar no ralador. 
Depois, colocar a farinha num alguidar de madeira, com uma cova no meio onde se vai colocar o fermento. 
Adicionar água morna temperada de sal e a batata. Amassar com os punhos até a massa ficar elástica. Depois, tapar com uma toalha e deixar descansar durante uns 10 minutos. 
Quando fizer "bexiga", tender os pães em forma de pão vulgar. Deixar levedar durante mais ou menos 1 hora numa toalha branca e colocar um cobertor sobre a toalha para fazer a "cama" do pão. Quando ao tocar com o dedo a massa ceder, levar a cozer 30 minutos no forno. 

É costume fazer uma pequena oração, ao colocar o pão no forno: "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo". Depois de arrumados os pães, sacudir a farinha do tendal na porta do forno e dizer: "Pega lá o que é teu". 
Existe também a superstição de que, durante a amassadura, a pessoa que amassa, não pode beber água, embora o esforço seja grande.

Fonte: Junta de Freguesia da Fajã da Ovelha

2 comentários: