Carne Assada

A carne assada na panela é tradicional no Natal e Ano Novo e serve-se indistintamente ao almoço ou ao jantar. Pode usar carne de vaca ou de porco.

Fonte
Siga a receita!

Ingredientes

1 pedaço de carne de vaca para assar com 1 kg pelo menos
1 dl de vinagre (aprox.)
2 folhas de louro
1 cálice de vinho da Madeira
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de manteiga, de margarina ou de banha
1 cebola
1 tomate
750 g de semilhas novas
100 g de azeitonas pretas
sal e pimenta
caldo de carne

Preparação

Prepare a carne, regando-a com o vinagre, sal, pimenta, o louro cortado em bocadinhos e metade do vinho da Madeira. Deixe ficar a marinar durante 2 horas pelo menos.
Num tacho leve as gorduras ao lume. Quando a gordura estiver bem quente, introduza a carne e deixar alourar bem de ambos os lados. Nesta altura, comece a adicionar o caldo de carne caseiro (ou água) aos poucos. Deixe a carne cozer um pouco e junte a cebola e o tomate inteiros com golpes em cruz (na parte oposta ás raízes).
Quando a carne estiver quase pronta, retire o tomate e a cebola e introduza as semilhas novas raspadas. Assim que as semilhas estiverem cozidas adicione as azeitonas e o restante vinho da Madeira.
Deixe estufar um pouco mais e quando estiver pronto, deixe repousar com o lume apagado. O segredo para uma boa carne de panela é cozinhá-la lentamente, deixando-a absorver o máximo de caldo possível
Pode servir a carne numa travessa, cortada em fatias, contornada com as semilhas e as azeitonas.


Sem comentários:

Publicar um comentário